Afinal o nosso domingo desportivo teve mais uma prova: uma corrida de orientação urbana. O Pedro deixou aqui um excelente relato que penso que vai motivar mais Pernas de Gafanhoto a experimentarem este tipo de provas.
"Não podia deixar de relatar a minha estreia com a camisola dos Pernas de Gafanhoto!
E escolhi para isso não uma prova de estrada tradicional, nem um trail, mas sim uma corrida de orientação urbana, o Porto City Race, que com 1h28:12 terminei em 24º entre 4800… perdão 48 participantes que finalizaram a distância mais longa.
Para quem não conheça esta modalidade, trata-se de uma prova de corrida em contra-relógio, em que o desafio é percorrer no mínimo de tempo possível um percurso pré-definido e assinalado num mapa que é entregue no momento da partida para a prova.
No caso, era uma corrida urbana e o “perímetro” do mapa que nos era entregue era uma zona alargada do centro histórico do Porto, com partida e chegada no Palácio de Cristal.
É um desafio divertido (as escolhas de percurso não são óbvias), que fisicamente pode ser exigente (era o caso, dado o desnível da zona da prova), e que exige concentração.
É muito fácil perdermos “o Norte” mesmo numa zona urbana, em especial com as características da Ribeira do Porto!
Fica o desafio, este tipo de provas começa a ser mais habitual nas cidades portuguesas (têm forte tradição noutros países europeus) e recomendam-se para quem procure escapar da “monotonia” das corridas de estrada tradicionais sem precisar de sair da cidade."
Sem comentários:
Enviar um comentário