domingo, 25 de abril de 2010

Missão Cumprida

Não é a prova são os treinos...

Esta é a resposta a todos aqueles que, legitimamente, perguntam se sofri muito no dia de ontem. A descarga de adrenalina é de tal forma intensa e as emoções são tantas que quando damos por nós já estamos na marquesa das massagens...

Ontem quando cheguei ao local das transições ainda estava um pouco nervoso, até porque tive um imprecisto (adormeci)!!! É verdade amigos, depois de uma noite sem dormir eis que ao romper do dia não ouvi o despertador. Bem mas lá consegui chegar a tempo de depositar o material no parque de transição.


Quando entrei dentro de água fui tomado por enorme tranquilidade, sabia que tinha treinado de uma forma dedicada e que só o facto de ali estar já era motivo, suficiente, de orgulho.


O começo foi o habitual, uma enorme confusão que me fez logo engolir bastante água. Passados 500m a primeira surpresa, existe um tubo de ligação do Oceanário ao rio tejo que está à distância de um palmo da tona de àgua, ninguém avisa e o resultado para alem do susto um enorme "murro" no cano.
Optei por não bater as pernas ou fazê-lo muito esporadicamente de forma a poupá-las para o Ciclismo e Corrida (penso que foi um opção inteligente).

Saí da água com um óptimo tempo de 33m40s (3,386 km/h)

Demorei 6m48s na 1ª transição (Mau muito Mau)

O segmento de ciclismo (a minha pior modalidade) não era muito dificil mas tinha uma enorme subida que provocava algum desgaste nas pernas. Não houve acidentes até porque as bicicletas daquela rapaziada faz um barulho (tipo sopro) que damos perfeitamente conta da passagem deles (palavra que chega a assustar, é impressionante não só a velocidade como o barulho que fazem).
Ainda que com um percurso acessivel tive o meu pior momento nesta fase da prova, quando já ia com 3h de prova e ainda me faltavam 30 km de ciclismo e uma meia maratona pela frente, vi jeitos de não terminar a prova e já só pensava em chegar ao segmento da corrida.

Demorei 3h12m45s (28,02 km/h) no segmento do ciclismo que embora seja bom par mim é péssimo em comparação com o resto dos atletas
A 2ª trãnsição foi bastante mais rápida e demorei apenas 3m37s o que me fez sair para a corrida com 3h56m56s de prova. Pensei que o objectivo das 6h podia ser alcançado e isso deu-me imensa força para a meia maratona...


Foi às 5h de prova que me aparceram as primeiras caimbras... Procurei rapidamente comer Banana de forma a ingerir potássio. Foi o que fiz no abastecimento (comi 2 bananas) enquanto corria, de seguida um copo de coca cola para repor os niveis de cafeina e estava de novo em grande forma (No próximo post falamos de alimentação).
Foi com alguma surpresa, mesmo pessoal, que atravessei a linha de meta após as 5h39m49s de prova e com um tempo (record pessoal) de 1h42m59s (12,29 km/h) na meia maratona, valor que é excelente.
Não podia ter corrido melhor a prova e os dois objectivos estavam cumpridos (Terminar e abaixo da 6h)
Quando terminei fui direitinho para uma marquesa de massagens que me fez ficar como novo (agradeço à escola de massagens que esteve no local a repor o corpo de todos os atletas)
Quero agradecer em especial ao meu irmão que foi o reporter fotográfico da prova e que durante todo o tempo me deu força e alento para continuar. Também agradeço aos meu pais e amigos que durante a prova e durante os treinos sempre me apoiaram, todos tiveram comigo em toda a prova.
Faço a prova sozinho mas nunca estou só...
Um Abraço
PS - Próximos desafios? IRONMAN, pois claro...

5 comentários:

  1. Muitos parabéns 1h42min de meia maratona depois do esforço de natação e bicicleta, é muito muito bom.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Grande Toni,

    Parabéns pela prova e pelo recorde pessoal!

    ResponderEliminar
  3. Grande António! És o orgulho do teu treinador e um verdadeiro homem de ferro :D
    E excelente post, também!

    ResponderEliminar
  4. grande Cumbre, estás em grande. A TUA TOCA????

    Um abraço e parabens. Impressionante a marca da meia maratona depois dessa luta toda!

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns, excelente prova! Em Berlim, só para ser minimamente emocionante para ti, fazes a prova comigo às costas.

    Quem é o garoto que acabou a prova contigo? Parece menos cansado e em melhor forma que tu... :)

    ResponderEliminar