terça-feira, 30 de novembro de 2010

Maratona Lisboa

Caros Pernas,

No seguimento do comentário do André aqui ficam algumas sugestões para dia 5 de Dezembro. Preocupem-se em beber o máximo de água possível durante esta semana, com principal enfoco na sexta e sábado. Podem comprar bebidas isotónicas que sejam para consumo “antes” de provas e ingeri-las no sábado. Almoço e Jantar de Sábado procurem comer massa.

Equipamento:
Numa Maratona é normal o corpo atingir temperaturas muito elevadas pelo que não é necessário equipamento especial. O mais importante é deixar o corpo respirar, para que não fiquemos ensopados em suor, porque se houver vento junto ao rio é possível que se fique com frio.

Alimentação:
Cada um é como cada qual e por isso não existe a ementa indicada para correr os 42,195km. No meu caso prefiro o Gel e a Comida em Gel. Ou seja eu levo um daqueles géis de fruta que ingiro aos 18 km e levo um gel energético que ingiro aos 30km (atenção este tipo de alimentação obriga ao consumo de líquidos imediatamente após a sua ingestão). Durante a Maratona como meia banana e 1/4 de laranja sempre que a organização providencia. Em relação ao consumo de líquidos faço-o em todos os abastecimentos mas não bebo a garrafa toda. Evitem as bolsas muito grandes e as mochilas.

Casa de Banho:
É normal ter de parar 1, 2, 3 vezes para ir à casa de banho, nesse caso é escolher o melhor sitio possível e não ter preconceitos em relação a este tema. Não se preocupem com o local, preocupem-se em fazê-lo de uma forma célere para não se atrasarem muito em relação ao grupo. Por vezes é muito difícil re-colar ao grupo e isso pode deitar tudo a perder.

Tempo:
Conforme combinado vamos correr todos para as 4h sendo que ao km 25 verificamos as condições de todos os atletas. Nessa altura será tomada uma decisão em grupo. É também importante compreender que o mais importante é correr num ritmo confortável e nesse caso a partir do km 35 quem se sentir forte o melhor é arrancar.
Uma vez que vamos correr em grupo é possível que ninguém sinta o efeito do muro (barreira dos 30 km) no entanto leiam este artigo porque ajuda a compreender os motivos que provocam a tal Barreira chamada de muro. http://www.copacabanarunners.net/tbarreira.html

Curiosidades:
Não devem estriar calçado neste dia. Se os vossos ténis tiverem poucos km usem-nos durante a semana para que eles se moldem melhor ao pé. No dia da prova verifiquem que não existe a mínima pedrinha dentro do sapato e verifiquem que as meias têm as costuras no sítio certo. Cortem bem as unhas dos pés. Tentem ir á casa de banho antes da prova. É normal que sintam frio antes da prova nesse caso, se quiserem, levem uma camisola velha para se manterem quentes até ao inicio da prova e depois deitem a camisola fora.

Não sou nenhum expert na matéria mas estas são algumas dúvidas que eu próprio tive no passado.
Abraço

5 comentários:

  1. Em quanto tempo estás a pensar fazer os 25km? (vou fazer os possíveis por vos acompanhar até ai, dado que me sinto mais confortável a um ritmo um bocado mais baixo das 4 horas).

    Abraço,
    Zé Luís

    ResponderEliminar
  2. A receira do cumbre funciona...... Com ela pus o meus 93 kg a correr em 3h55!!
    Confesso que ainda nao recuperei... mas funciona!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado António! Vou seguir os teus conselhos no que puder.

    Só uma pergunta, devo ir de estomago vazio, ou como uns cereais antes da prova, tipo ás 8? (o inatel fica ao lado de minha casa)

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Amigo Vaz,

    Come á vontade na manhã de Domingo. Tens mesmo de Comer
    Podes comer cereais à vontade mais torradas. Ou então um prato de massa. Podes comer marmelada, banana (digestão difícil mas se estiver madura prende a barriga para alem de evitar as cãibras) de Come marmelada ou doce que também faz bem (eu uso geleia de arroz).
    Eu vou comer:
    1 Abactae, 3 Laranjas, duas folhas de Alface, 2 torradas e um café. Atenção que o meu estômago já está habituado a isto.

    ResponderEliminar
  5. Já agora, como é que aconselhas fazer com a chuva (que parece ser muitíssimo provável)? Levar um impermeável ou apanhar com ela?

    Abraço
    José Pedro

    ResponderEliminar