segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Caros Pernas,

No Sábado passado realizou-se mais um Ultra Trail Noturno Lagoa de Óbidos (UTNLO)... uma prova espectacular pela sua beleza e pela organização que tudo tem feito para manter a prova viva mesmo sem patrocinios! De realçar o facto das inscrições na prova terem esgotado ao fim de 8 dias o que diz bem da qualidade da mesma. Tive pena de não ter a companhia dos Pernas mas compreendo que a a altura do ano e a tecnicidade da prova afaste muitos atletas, ainda assim lanço o desafio de não perderem esta prova no próximo ano...

O V UTNLO realizou-se num percurso diferente dos anos anteriores mas ainda assim com muitas passagens em pontos/percursos conhecidos! Penso que este é possivelmente um dos melhores percursos se não o melhor, pessoalmente achei o melhor percorrer e corrê-lo neste sentido do que no sentido contrário como no ano passado.

Infelizmente os Trails estão a ter tendência para elevarem a fasquia da dificuldade em demasia e o resultado é um aumento enorme no tempo de corrida, sinceramente na minha opinião não faz sentido. As marcações perdem a visibilidade o que nesta prova dificultou imenso a vida aos atletas, não conheço um atleta que não se tenha perdido ou demorado tempo à procura de marcações. A dificuldade da prova provocou inúmeras quedas e alguns atletas bem conhecidos tiveram mesmo de desistir...  Alem de que fazerem passar os atletas por túneis com água pela cintura, diversos charcos com água nojenta e no lodo da lagoa com alguns atletas a perderem as sapatilhas, não é de todo necessário.

Claro que valeu a pena e a dificuldade da prova aumenta a adrenalina, mas na minha opinião as organizações devem optar por não ir além da distância da Maratona, aumentando se asim o pretenderem a dificuldade e tecnicidade da prova... quando se fica a meio da tabela classificativa e se demora 7h a fazer a prova ficamos com a sensação que começa a ser demasiado tempo para este tipo de provas!

Ainda que num português meio macarrónico, pelo qual peço desculpa, fica aqui o meu testemunho, na esperança de que para o ano tenha companhia de mais pernas...

Abraço e BJS

Agora é tempo de descanso :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário