domingo, 29 de maio de 2011

Corrida do Guincho

Hoje foi o dia da Corrida do Guincho. Apesar da promoção que fui fazendo, acabei por ter que arcar sozinho com a responsabilidade de representar os Pernas de Gafanhoto nesta corrida, que foi o primeiro trail em que participei.

A corrida começou com 500m pelo alcatrão e mais 1,5km suaves fora de estrada, que serviram para ir habituando o corpo à rotina de ter que escolher a melhor pedra para pôr o pé em cada passada.

Perto do 3.º km começaram as primeiras dificuldades, com toda a gente em fila indiana para ultrapassar um declive acentuado sem atolar os pés na muita lama que se encontrava ao fundo. Pouco depois, uma originalidade, com o percurso a passar por um túnel iluminado por archotes!

A partir daí, foi continuar a descer até perto da praia do Guincho, seguindo depois junto ao mar. Até ao km 6, tudo bem. A partir daí é que começou o sobe e desce, com muito mais sobe do que desce. Tentei aguentar-me o melhor que pude, mas lá chegou uma altura em que tive que usar a constipação que me tem atacado como desculpa para fazer um bocado de ronha :)

Mas lá fui continuando, um pouco como toda a gente na minha zona do pelotão, ora agora anda, ora agora corre devagar, até que chegou a parte mais temida: uma subida com perto de 500m (pelo menos é o que diz o GPS), capaz de fazer corar qualquer queniano.

Depois disso, ainda houve direito a percorrer uma zona com bastante vegetação, por um trilho estreito e escorregadio, o que não deixava muita margem para distracções.

Para terminar, 1 km sempre a descer, que deu para recolocar o tempo médio por Km abaixo dos 7 min. Apesar do tempo final de 1:22:58 não ser brilhante, o percurso de 12 Km é espectacular e quando se vai a caminhar é mais fácil apreciar a paisagem ;)

No final, o saco oferecido pela organização, para além de uma garrafa de água e uma laranja, continha uma barra energética (pão com chouriço) e uma bebida isotónica (Compal de pêssego)! :)

Um abraço para todos e espero não voltar a ir sozinho para o ano!

1 comentário:

  1. José,

    Deve ter sido muito gira a prova!

    Eu entrstanto nem me inscrevi porque tive a noticia que ia o f.d.s. para fora.

    Nem te respondi no facebook porque só vi hoje.

    Um abraço

    ResponderEliminar