quinta-feira, 16 de maio de 2013

Porto City Race orientação (6,8 km) - Tempos e relato

Afinal o nosso domingo desportivo teve mais uma prova: uma corrida de orientação urbana. O Pedro deixou aqui um excelente relato que penso que vai motivar mais Pernas de Gafanhoto a experimentarem este tipo de provas.




"Não podia deixar de relatar a minha estreia com a camisola dos Pernas de Gafanhoto! 

 E escolhi para isso não uma prova de estrada tradicional, nem um trail, mas sim uma corrida de orientação urbana, o Porto City Race, que com 1h28:12 terminei em 24º entre 4800… perdão 48 participantes que finalizaram a distância mais longa. 

Para quem não conheça esta modalidade, trata-se de uma prova de corrida em contra-relógio, em que o desafio é percorrer no mínimo de tempo possível um percurso pré-definido e assinalado num mapa que é entregue no momento da partida para a prova. 
No caso, era uma corrida urbana e o “perímetro” do mapa que nos era entregue era uma zona alargada do centro histórico do Porto, com partida e chegada no Palácio de Cristal. É um desafio divertido (as escolhas de percurso não são óbvias), que fisicamente pode ser exigente (era o caso, dado o desnível da zona da prova), e que exige concentração

É muito fácil perdermos “o Norte” mesmo numa zona urbana, em especial com as características da Ribeira do Porto! 
Fica o desafio, este tipo de provas começa a ser mais habitual nas cidades portuguesas (têm forte tradição noutros países europeus) e recomendam-se para quem procure escapar da “monotonia” das corridas de estrada tradicionais sem precisar de sair da cidade."

Sem comentários:

Enviar um comentário