quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Trilhos de Casaínhos (15 km) - Tempos e relato

Neste passado domingo houve também uma prova em trilho (trail), os Trilhos de Casaínhos, numa região muito bonita.

Apenas 2 Pernas de Gafanhoto participaram na prova mas o Sérgio deixou aqui um excelente relato para ver se no próximo ano há mais participações.


"Há 4 anos atrás realizou-se a primeira edição dos Trilhos de Casaínhos, na altura com cerca de 50 participantes. A prova tem crescido de ano para ano, fruto do empenho das pessoas do SC Casaínhos, e nesta 5ª edição esgotou as inscrições quase 2 semanas antes do prazo, praticamente sem qualquer publicidade. Este ano fomos dois Pernas de Gafanhoto a participar, o Pedro Moita também estava inscrito, mas infelizmente ainda está lesionado.

A corrida começa e acaba no campo de futebol do clube, o primeiro km dá uma volta pelas estradas da vila para dispersar o pelotão, que logo entra nos trilhos e começa a subir monte acima. Antes do meio da prova e já após uns kms de subidas moderadas, os participantes passam por dentro das ruinas do antigo sanatório do Cabeço de Montachique, para logo depois terem a primeira subida mais acentuada, a caminho do cume, a 408m de altitude, onde se encontra o posto de vigia de incêndios e de onde se tem uma vista deslumbrante. Daqui só se pode descer, e é o que acontece durante vários km, com trilhos muito divertidos com alguns deles a permitirem deixar as pernas rolar por ali abaixo. Ao km 12 chega-se à maior subida da prova, uma parede onde num km se ganha 150 metros de altitude, em certas partes a escalada é feita literalmente de mãos no chão. Muito duro para as pernas, mas uma alegria ao chegar ao topo. Mais 2km de subidas e descidas moderadas nos trilhos dos montes, e estamos na meta.

Depois da corrida há o almoço convívio, com muita boa disposição. Na entrega dos prémios colectivos vemos que a prova se tem tornado de culto para algumas equipas, como os Run4Fun e os Falcões Selvagens, que trazem numerosas legiões e muita animação.

Sendo esta uma prova quase à porta de casa e cuja organização me é próxima, foi com grande satisfação que vi que tudo correu bem. Apesar do grande aumento no número de participantes e dos limitados recursos do clube, o empenho deu frutos e toda a gente se divertiu. Este é um trail curto e com dificuldade moderada, ideal para os menos experientes em provas do género. Por isso convido todos os Pernas de Gafanhoto a virem a esta prova no próximo ano. Este ano o Filipe Mestre veio pela primeira vez e "ficou cliente"."

Sem comentários:

Enviar um comentário