quinta-feira, 23 de abril de 2015

Maratona de Boston (42 km) - Tempos e relato

Na passada segunda-feira correu-se uma das mais emblemáticas Maratonas do mundo, a Maratona de Boston

O Artur completou os 42 km de uma prova muito dura com o terceiro melhor tempo absoluto da equipa na distância (os dois melhores tempos são também do Artur, ambos abaixo das 3h!).

Não deixes de ler o excelente relato que o Artur fez da corrida.



"UAAAAUUUUU!!!

Esta sim tem um tremendo espirito do que representa uma maratona, ainda mais marcado depois dos tristes acontecimentos de 2013. A energia e a determinação dos corredores e milhares (milhões) de apoiantes estão em todo o lado a toda a hora.

Vamos à corrida… Sol Domingo, Sol Terça, Chuva, Frio e Vento na Segunda… perfeito para os locais que treinaram no inverno mais rigoroso dos últimos 50 anos! Para um Tuga, 6 graus com chuva e vento de frente durante os últimos 32km e com mais de 20 colinas (dizem, pois perdi a conta) pelo caminho, é algo que se vai recordar com muito orgulho de chegar ao fim! Uma senhora estava a dizer que esta tinha sido a sua 30ª Boston (sim, número trinta) mais agreste!

Algumas paragens técnicas forçadas, acontece... e a obrigatória e voluntária no Wellesley College, quem não conhece veja alguns dos videos no youtube, mais palavras para quê… Mas não se pense que o Screaming Tunnel, nome pelo qual é também conhecido e que se começa a ouvir antes da colina a 1km, é algo único, pelo contrário, durante todo o percurso nas principais localidades os gritos são demais, nem quando o Glorioso é roubado na Catedral se chega a estes decibéis!

Não sou um decano na matéria, nem validei a informação, mas deixo alguns números da competição que me parecem impossíveis de igualar pelas outras provas, sobretudo em percentagem:
- terminaram ~26 600 corredores de -27 100, ou seja apenas desistiram ~500 ~2%, com 90 países representados.
- dos que terminaram ~12 000 eram mulheres ~45%!!!
- no grupo de < 40 anos, terminaram ~ 11 000, dos quais 6 000 eram mulheres ~ 55%!!!
Nota: eu sei que isto só nos US, mas onde estão as Gafanhotas???
- 2 640 acabaram abaixo das 3h… ~10%!!!
- 10 100 acabaram abaixo das 3:30 ~38%
- 18 900 acabaram abaixo das 4h ~71%
Nota: isto não é para ir em passeio e humilhar a camisola dos Pernas!!!
No final um mar de gente, gritos e no tempo total oficial 3:10. Aconselho a todos viver esta loucura, mas com um bom treino sobretudo de colinas, pois antes dos 20km já tinha as pernas a dizer que queriam ir para a beira Tejo!"





Sem comentários:

Enviar um comentário