domingo, 21 de julho de 2013

Half Ironman de Caminha - Estafeta (21 km) - Tempos e relato

Aqui fica o excelente relato do Pedro sobre a sua participação no Half Ironman de Caminha, no qual participou pelos Pernas de Gafanhoto fazendo o segmento de natação e a meia maratona. Para os Pernas de Gafanhoto ciclistas, o Pedro deixa um desafio no final.


"Em mais uma "estreia", participei no domingo 14 no triatlo longo em Caminha (“half Ironman” ou Ironman 70.3), natação+corrida na modalidade de estafeta! 

Em Março, durante a preparação para a Maratona da Corunha, tive conhecimento do “Training Camp” que a organização desta prova então preparou, ao qual me juntei na parte de corrida, fazendo o percurso da meia-maratona em bom ritmo de treino juntamente com alguns desportistas locais. 
Fomos mantendo o contacto, pois embora o triatlo não esteja nos meus horizontes porque não pratico ciclismo, é uma modalidade que me fascina pela versatilidade que exige. Só há poucas semanas percebi que afinal a prova podia ser disputada em modalidade de estafetas, e ainda mais em cima da hora acabei por juntar-me a um ciclista amigo de amigos, o Luís. Eu faria os segmentos de natação e corrida e o Luís o segmento de bicicleta. A equipa seriam os Pernas de Gafanhoto pois eu estava em “maioria”! 



Na verdade nunca nadara mais do que umas centenas de metros em águas abertas hehe… mas nado regularmente e certamente não seria nada, e ainda que fosse teríamos a Marinha e uns “paddlers” por perto! ;) 
Eram 7.30 da manhã e estávamos a embarcar, rio Minho acima, para o ponto de partida da natação, 1,9 km acima em Seixas. 5 minutos antes das 8 da manhã saltamos para a água e alinhamo-nos no rio junto às boias de partida. 
Lá fui num ritmo muito tranquilo, resistindo a algum frio, e alcancei terra ao final de cerca de 58 minutos, fui devagarinho mas havia muita prova pela frente. Passei o testemunho para o Luís que infelizmente se sentiu mal (rápidas melhoras amigo!) e não conseguiu completar o seu segmento, regressando por volta das 12.40 à base onde eu o esperava para a corrida… 

Embora já estivéssemos desclassificados não ia deixar de aproveitar para fazer um bom treino, e lancei-me a caminho para completar a meia-maratona. Num trajecto misto, com trilhos de praia e de floresta e percurso urbano, com um vento forte e imprevisível, fiz um bom esforço e completei o segmento em 1:38:42, contente sobretudo pelo desempenho mais do que pelo tempo absoluto. As meninas na meta desconheciam a nossa desclassificação, pelo que trouxe a medalha de “Ironman finisher” para casa! Oficialmente os Pernas de Gafanhoto foram desclassificados devido ao problema no segmento da corrida, mas pelo menos trouxemos a camisola verde até à meta e com o relógio a marcar 14.14, com 6 horas e 14 minutos de prova portanto, concluí a prova. Se houver "ciclistas" nos Pernas, será um prazer completarmos a estafeta completa um destes dias. E quiçá lançarmo-nos (em estafeta!) à mítica distância completa, em que desde já me disponho a fazer a natação ou a corrida, conforme seja necessário (ou no limite as duas… mas teria que treinar para isso! ;) )."

Sem comentários:

Enviar um comentário